Conhecer o sabor dos alimentos é um importante passo para saber harmonizar um cardápio...
- bmktnet
- 25 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Sempre ouvimos que uma boa refeição é composta de entrada, prato principal e sobremesa.
Mas, se não souber como harmonizar os sabores, ou seja, se os alimentos não combinarem entre si, pode gastar o valor que for em ingredientes e mesmo assim o resultado pode ser um desastre. É fundamental a capacidade de equilibrar o gosto e harmonizar o sabor de um prato.
Ao degustar um alimento, sentimos seu sabor por meio dos nossos sentidos como olfato, visão (sim! Comemos com os olhos também!) e tato, sendo o paladar aquele que determina o tipo de sabor.
Definimos sabor como uma mistura de sensações: gosto, cheiro e consistência. Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (como tomate, alguns temperos, queijo parmesão, cogumelos, por exemplo).
Acertar a dose de sal, pimenta e equilibrar a acidez é essencial para o seu sucesso.
Aliás, equilíbrio é a palavra-chave. Bom senso!
Aprender a “levantar” o sabor de um alimento com um leve toque de sal ou açúcar, é questão de talento, curiosidade e treino, muito treino!
Que tal treinar o seu paladar?
Comece pelo olfato, sentindo o aroma de ervas, frutas, temperos... Tente, mentalmente, imaginar com que ingredientes esses aromas combinariam.
Prove! Você só saberá se funciona a combinação de sabores se você provar.
Arrisque-se! Quem não arrisca, não petisca, já diz o velho ditado. Portanto arrisque-se! Comece por ingredientes fáceis, de sabores suaves. Logo você estará “percebendo” os temperos e apurando seu paladar.
Vai aqui algumas sugestões de combinações para você começar a “treinar” o seu paladar:
Agridoce:
Frutas em saladas é uma boa ideia para começar a treinar o paladar agridoce, por exemplo. Rúcula, agrião, acelga, chicória são folhagens de sabor acentuado e têm até uma leve picancia e combinam muito bem com manga, carambola ou pêssego. Couve manteiga crua ganha leveza com a acidez da laranja.
Frutas e salgados: por que aguardar épocas festivas para apreciar a mistura de um bom assado com frutas? É um complemento simples, e enriquece qualquer preparo. Experimente um aperitivo de queijos regados com azeite, melado e cerejas ao marrasquino, ou frescas mesmo. E, que tal uma farofa com miúdos de frango, bacon e maçã ou pera? Ainda pode provar uma bisteca com abacaxi, ou uma carne seca com banana.
As formas de combinar são as mais variadas e, como dissemos, arrisque-se e use o bom senso. O resultado poderá ser surpreendente!
留言