Allez!....
- bmktnet
- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Para podermos iniciar a nossa viagem e desfrutar dos melhores sabores do mundo, começamos nossa jornada no berço da alta gastronomia: França!
Allez!
A França, historicamente conhecida pela revelação dos mais renomados talentos culinários do planeta.
A terra da manteiga, do queijo & vinho e do sotaque refinado entrou no cenário mundial da sofisticação gastronômica, transformando apreciadores da boa comida em comensais exigentes, apreciadores de bons vinhos em sommeliers e cozinheiros em chefs.
Ainda tem a maior escola de gastronomia mundialmente respeitada, a Le Cordon Bleu ®, que formou e forma talentos que estão espalhados por todos os países, distribuindo e somando, cada um à sua cultura local, a sofisticação aprendida e seu toque pessoal de temperos que revelam sabores e valorizam os alimentos que vão à mesa.
Tratar os alimentos com dignidade e respeito, evitar o desperdício e extrair o sabor pleno que eles podem oferecer não é nada fácil.

Saber combinar doce, salgado, azedo, amargo, picante e umami e deixar os comensais de paladar exigente com o gostinho de quero mais, é uma tarefa desafiadora, porém prazerosa.
Receber elogios é pouco para quem almeja o famoso prêmio Michelin.
Como uma fábrica de pneus tornou-se o maior ícone da gastronomia?
Lá em 1900 dois irmãos, herdeiros de uma fábrica de pneus, tiveram o “insight” de recomendar lugares pitorescos para visitação através de um catálogo turístico. A ideia era informar ao viajante que, usando bons pneus, poderia chegar em qualquer lugar. E, se esse lugar fosse ainda agradável de conhecer, melhor ainda. Mais para frente, começaram a indicar restaurantes e paradas turísticas que valiam a pena experimentar e, essas indicações levavam pontuações no Guia de Turismo Michelin.
À medida que foram se tornando famosos os lugares e, consequentemente, os cozinheiros, começou-se a “classificar” os lugares mais visitados e bem recomendados com “estrelas”.
E, hoje, um restaurante estrelado é sinônimo de excelência.

Michelin é sinônimo de excelência! Perfeição!
Para nós mortais...
Tudo bem! Não se pode ir à França fisicamente para prestigiar o requinte gastronômico?...E, quem disse que não se pode desfrutar de sabores aproveitando um pouco de lá e um pouco de cá... e transformando técnicas e misturando ideias?, tudo em função do prazer de “Comer Bem” e, obviamente, bem acompanhado... seja de uma boa bebida, seja de uma boa conversa, melhor ainda se ambos!
E é aqui, nesse momento que imergimos na chamada “nouvelle cuisine”, ou seja, nova cozinha, aonde as técnicas da alta gastronomia se fundem às técnicas casuais, rústicas, de terroir, e se transformam nas maravilhas e explosões de sabores das diversas culturas mundiais, aproximando, nós mortais à cozinha requintada, sem “tirar os pés do chão”.
É onde podemos apimentar a batata, se é que me entendem...Os sabores delicados da França ganham um “punch!” e o prazer é todo nosso!
É essa viagem que queremos apresentar a você!
A partir de agora, apresentamos os sabores que julgamos mais deliciosos e acessíveis, levando você nesse tour gastronômico, sem sair de casa! (só para ir ao mercado, caso queira se aventurar no fogão)
Aperte o cinto e bom apetite!
Commentaires