Startup quer produzir ossos humanos cultivados a partir de células-tronco...
- bmktnet
- 17 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

O número de transplantes ósseos tem crescido nas últimas décadas e está mais avançado do que nunca. Contudo, o risco de complicações após o transplante é significativo, colocando o paciente em perigo quando ocorre uma rejeição do que o corpo vê como um objeto estranho. Pensando nisso, cientistas da EpiBone, startup sediada em Harlem, EUA, trouxe uma possibilidade para aprimorar esta cirurgia: cultivar ossos de substituição usando as próprias células-tronco do paciente.
O processo é parecido com a impressão 3D de ossos. Um osso bovino é compactado para o tamanho e a forma exata para o transplante. As células estaminais são adicionadas ao longo de semanas e crescem gradualmente, em uma réplica física e genética do osso do próprio paciente.
A EpiBone testou com sucesso sua ideia em porcos. Em cerca de um mês, ossos suínos cresceram vários centímetros a partir de células-tronco. Depois, os cientistas conseguiram cultivar ossos humanos em laboratório usando células-tronco retiradas de tecido adiposo.
A descoberta abre caminho para que pacientes com disfunção nos ossos possam corrigir seus problemas através de novos ossos cultivados fora do corpo, a partir de células do próprio paciente.
Коментарі