Evolução e tecnologia.. Games...
- Anderson Prado
- 28 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Evolução e tecnologia
É inevitável fugir da realidade de que a indústria de games vem avançando cada vez mais uma fatia de mercado que movimenta milhões de dólares todos os anos. Os jogos tem a grandeza e toda uma postura que podemos comparar com muita facilidade a grandes produções do cinema. Quem conhece os consoles e jogos atuais, e/ou até mesmo os computadores, dificilmente consegue imaginar como tudo isso começou, como eram os primórdios para chegar até o que vemos hoje. Nas décadas de 70 e 80 foram os anos que iniciaram tudo no modo comercial como conhecemos hoje. O Pong, considerado o primeiro jogo eletrônico é um bom exemplo de como tudo começou.

A Atari foi a responsável por criar esse jogo e é uma empresa pioneira no desenvolvimento tanto de consoles como de jogos nessa época. Com a tecnologia limitada em todos os aspectos, os desenvolvedores de jogos tinham que se adaptar e ser criativos com o que se tinha em mãos.
Entre as décadas de 70 e 80 a Nintendo apareceu para marcar a História dos jogos com o seu Super Mario Bros, de longe o personagem mais popular e símbolo dos games, rendendo vendas novos formatos até hoje.
Um fator muito importante nessa evolução foi a adaptação de componentes de computadores como: processadores, placas de vídeo, memória RAM entre outros, nas produções dos consoles. A própria Nintendo colaborou muito nestes avanços, os primeiros jogos com opção de salvar em memória o jogo para continuar da onde parou foi dela.
Com o avanço a Sony entrou no mercado com o Playstation que possuía um hardware robusto, cartão de memória e seus jogos já eram de CDs, realmente a Sony entrou na briga para fazer a diferença.
A Nintendo reaparece anos depois com novidades interativas, mais especificamente em 2006, com o Nintendo Wii que possibilita uma imersão maior nos jogos com controles sem fio e jogos bem diferentes dos quais eram feitos até então.
A Microsoft então entra no mercado também lançando seu primeiro console, o Xbox. A Microsoft que é a dominante no mercado de computadores e softwares no mundo todo rende frutos com seu console junto com a novidade do Kinect, um dispositivo que lê através de uma câmera os movimentos do jogador, possibilitando uma interação sem nenhum tipo de controle, apenas movimentos do corpo.
Claro que neste meio tempo houveram outras empresas que inventaram coisas diferentes que não deram muito certo mas que contribuíram diretamente aonde chegamos e com o tempo vou entrando em mais detalhes.
Com certeza ainda temos muito a nos surpreender com esses avanços e lançamentos neste mundo cheio de curiosidades a todo momento.
Autor: Anderson Prado
Comments